Posturas. O que preciso saber as bases do karate
- karate wadoryu itauna
- Feb 13, 2021
- 3 min read
No karatê, as posturas são muito importantes e devem ser executadas de forma correta.
É graças a uma boa postura que o corpo se pode mover de forma firme, rápida e eficaz respondendo da forma mais adequada à situação.

No Karate, treinamos bastante para que na hora que seja necessário, a técnica saia o mais próximo possível da perfeição. O que é a perfeição? É você conseguir o máximo de resultado com o mínimo de esforço. Seja para defender, golpear ou derrubar um oponente/agressor.
“Chegará à perfeição somente aquele que equilibrar corpo e alma, somente com muito esforço, determinação e honra.” (Hironori Otsuka)
O Karate nasceu nas ilhas de Okinawa, mas muitos mestres se mudaram para o Japão no século XX. ‘Karate-Do’ significa “o caminho da mão vazia” em japonês. Wado Ryu significa Caminho da paz.
Posturas Principais do Wado Ryu

- Musubi Dachi - Calcanhares unidos, pés afastados.
- Heisoku Dachi - Pés juntos, desde o calcanhar aos dedos.
- Zenkutsu Dachi - Posição inicial do karate. Uma perna à frente fletida (joelho alinhado com o tornozelo), e a perna de trás esticada. Largura entre pernas é igual à dos ombros, a distância entre as pernas depende da altura da pessoa, mas tem que ser uma em que ambos os pés estejam 100% em contato com o chão.
- Hanmi Gamae - Posição de combate. A posição de pernas é igual à posição de Zenkutsu Dachi.
- Gyakuzuki Dachi - Parecida com a anterior, mas o pé da frente virado, ligeiramente, para dentro, o de trás virado totalmente para frente.
- Shizentai - Em musubi dachi, avançar um pé, discretamente.
- Shiko Dachi - Pernas afastadas (na linha do tronco), duas vezes a largura dos ombros. Esta posição também é conhecida como posição do cavaleiro (semelhança da posição é igual quando se anda a cavalo).
- Kiba Dachi - Igual à anterior, mas os pés totalmente virados para a frente (posição para onde está virado o tronco). Existe uma outra posição proveniente desta, que se chama Nai Hanchi Dachi, que pertence a um kata.
- Nai Hanchi Dachi - Posição do kata Nai Hanchi, similar à posição anterior, mas os pés apontam para dentro.

- Neko Ashi Dachi - Esta posição é muito parecida com shizentai, mas as pernas ligeiramente mais afastadas. Ambas as pernas fletidas, peso totalmente na perna de trás, pé da perna da frente com o calcanhar no ar. Os pés fazem um ângulo de 45º (o da frente virado para a frente, e o de trás a 45º).
- Hamni Neko Ashi Dachi - Igual à anterior, mas os pés formam um ângulo de 90º. A distância entre pernas maior, distribuição do peso entre as pernas é de 80% atrás e 20% à frente, pé da perna da frente com o calcanhar no ar.
- Mahamni Neko Ashi Dachi - Igual à anterior, mas os pés formam um ângulo de 135º, maior distância entre as pernas do que a anterior, peso cerca de 25% à frente e 75% atrás, pé da perna da frente com o calcanhar no ar.
- Kokutso Dachi - Igual ao hamni neko ashi dachi, mas ambos os pés bem assentes no chão, e o pé da frente mais virado para dentro (um bocadinho), e a distância entre pernas um bocadinho maior.
- Tate Seishan Dachi - Na mesma posição de junzuki, a única diferença é que ambos os pés estão virados no mesmo sentido (sensivelmente 45º). O dedo grande do pé da frente tem que estar alinhado com o calcanhar do pé de trás.
- Seishan Dachi - Posição do kata Seishan. A posição dos pés é igual ao gyakuzuki no tsukomi, mas mais fechada em largura (mais ou menos largura dos ombros).
- Jigotai Dachi - Posição igual ao Musubi Dachi, com a diferença de ser mais larga, ou seja, a distância entre as pernas é duas vezes a distância do Musubi Dachi.
Por fim, para cada terreno, para cada espaço, para cada oponente e para cada golpe existe uma posição adequada. Como o Mestre Funakoshi falava, durante a luta elas poderiam se modificar dentro delas mesmas, criando mais variações e mais possibilidades, afinal, no treino é uma coisa, na realidade é outra.
Abaixo, a postura de acordo com o movimento:

Comments