Como surgiu o estilo Wado Ryu
- karate wadoryu itauna
- Sep 22, 2020
- 4 min read
“Chegara à perfeição somente aquele que equilibrar corpo e alma, somente com muito esforço determinação e honra.”
HIRONORI OTSUKA

O estilo Wado-Ryu de Karatê-Dô nasceu da fusão de três outras grandes modalidades de Artes Marciais, praticadas pelo então Grande Mestre Hironori Otsuka, o Okinawa-Te da ilha de Okinawa, o Toshin Kenpo da China e o Shindo Yoshin-Ryu Jiu-Jitsu do Japão.
Aos 30 anos de idade, o mestre Hironori Otsuka é levado por seu mestre Tatsusaburo Nakayama a conhecer os mais profundos treinamentos desse estilo, e é exaltado ao grau de mestre, recebendo o Menkyo-Kaiden (ítulo que tem mais valor que o Dan, e que quer dizer: “Nada mais tenho a lhe ensinar”). Esse tipo de graduação é a mais antiga e era outorgada aos lutadores da época não só pelos mestres, como também pela Butoku-Den (hoje Butoku-Kai); inclusive, ainda hoje é usada esse tipo de graduação, principalmente pelas escolas tradicionais.
Em 1922, o mestre Hironori Otsuka treina pela primeira vez o Okinawa-Te com o Grande Mestre Gichin Funakoshi, sendo mais tarde um dos alunos mais graduados e importantes para a divulgação e estrutura desse nobre estilo. Mas por motivos pessoais, afasta-se dos treinamentos do Mestre G. Funakoshi, conhece e treina os Okinawa-Te de Motobu Tinki (Choku Motobu) e Kenwa Mabuni.
Com esses conhecimentos e, agrupando às suas técnicas adquiridas no Kenpo e no Yoshin-Ryu, idealiza a criação do então conhecido estilo de Karatê-Dô japonês: o Wado-Ryu. O mestre Hironori Otsuka, conservou o princípio do “Wa” de um de seus estilos que havia treinado anteriormente, “Wa” significa Paz, harmonia etc.
O professor de estruturação, codificação e finalização durou algum tempo, como todo que é criado ou modificado. O primeiro nome dado a esse estilo foi “Shinshu Wado-Ryu Karatê Jitsu” sendo também o primeiro estilo de Karatê a ser registrado na Butoku-Den (órgão que administra e controla as Artes Marciais tradicionais japonesas). Algum tempo depois, modifica esse nome para “Wado-Ryu Karatê Kenpo”, depois para “Wado-Ryu Karatê Jitsu” e, finalmente, para “Wado-Ryu Karatê-Dô”.
O Wado-Ryu é um estilo de Jiu-Jitsu adaptado com técnicas do Okinawa-te, Tochin Kenpo aos moldes do Karatê-Dô.
Quando o Mestre Hironori Otsuka começou a moldar esse seu nobre estilo, procurou conservar as mais importantes coisas não só do Shindo Yoshin-Ryu Jiu-Jitsu que o era Mestre, como também do Okinawa-te, como é caso dos Kata que possuem os nomes antigos e a plástica junto com as técnicas foram modificadas ao mínimo.
A nomenclatura dos golpes, é uma mistura de nomes do Karatê-Dô oriundo do Okinawa-te, Shindo Yoshin-Ryu Jiu-Jitsu, Wa-Jitsu-Ryu e do Yagyu-Ryu.
O último quadro genealógico apresentado em 1979, onde relaciona os principais metros, seus alunos são os seguintes:

Os praticantes do estilo Wado, possuem uma diferença bastante acentuada em relação aos de outros estilos de Karatê, pois as nossas bases são mais altas, a elevação dos braços nas defesas altas, as constantes esquivas e deslocamentos do corpo, a velocidade nos movimentos, e as particularidades internas que são: as projeções, imobilizações, torções, e o uso de armas.
Outro detalhe muito importante é o não uso da força e sim da inteligência, utilizando-se do ataque do inimigo, revertendo com as técnicas voltadas à agressão, ao próprio oponente.
Muitas pessoas não informadas, ao verem um praticante graduado lutando ou mesmo em uma demonstração técnica, até dizem que aquele professor está usando técnica do Aiki-Dô. São realmente parecidas, pois muitas delas são “irmãs”, sabendo-se que o Aiki-Dô é um estilo de Jiu-Jitsu, como é o caso do Wado-Ryu que descendo do Shindo Yoshin-Ryu Jiu-Jitsu.
A base estrutural do estilo Wado, se baseia em três itens:
NAGASU: É a maneira de deixar passar o golpe do oponente, desviando o seu corpo de forma singular e simplificada, não se afastando demasiadamente do mesmo para não dificultar o contra ataque.
INASU: É a forma de desviar o golpe do oponente, ou seja, com os braços ou mãos você desviará o golpe do mesmo, do ponto em que ele era direcionado. Conseqüentemente, você entrará com um contra ataque de forma que, ao desviar o golpe inimigo o seu contra golpe já deve está desferido para assim, aproveitar a força do mesmo, e a finalidade da defesa surtir efeito.
NORU: É entrar no oponente, ou seja, rolar para cima. Nesse caso, você ao utilizar os princípios de Nagasu e Inasu, é nesse instante que você “entra” no oponente para um golpe direto “atemi” ou uma imobilização “osae-komi” ou até mesmo uma projeção “nage” . Complementada por mais três detalhes que julgamos de suma importância para a desenvoltura e performance do Wado-Ryu Karatê-Dô, que são:
SAN-I-TAI TEN-I: É a forma com que você muda seu corpo e técnica de posição, de acordo com a necessidade do combate, ou mesmo conforme o oponente.
TEN-GI: Toda técnica tem que ter o efeito previsto no nascimento da mesma, ou seja, o golpe tem que ter 100% de eficácia para que você não venha desgastar energia desnecessária com uma outra técnica.
TEN-TAI: A movimentação do corpo é de grande importância nas evoluções dos ataques e defesas, assim, o corpo deve movimentar de forma exata e no momento certo, evitando a perca de energia, desgaste no contra-ataque ou mesmo colocar-se a mercê do inimigo.
Todos esses detalhes acima, identificam o Wado-Ryu no que diz respeito aos movimentos peculiares do estilo e que venha oferecer as vantagens que o praticante necessita em um combate.
No contexto técnico, também exaltamos um outro grupo de técnicas que completa todo o estilo, no que tange ao WADO KARATE GOSHIN-JITSU, voltada exclusivamente para a Defesa Pessoal, exaltando no entanto o espírito do Budo e dando uma conduta e identidade ao Karatê Budô.
O conjunto técnico que ora faz transparecer as técnicas do Shindo Yoshin-Ryu Jiu-Jitsu e outros estilos como: Wa-Jitsu-Ryu, Yagyu-Ryu etc. e do Tochin Kenpo adaptadas para o Karatê-Dô pelo fundador são as seguintes:
KIHON-KUMITÊ: Ippon-me, Nihon-me, Sanbom-me, Yon-hon-me, Gohon-me, Roppon-me, Nana-hon-me, Kiu-hon-me, Jiupon-me, Jiu-ippon-me, Jiu-nihon-me, Jiu-sanbom-me, Jiu-yon-hon-me e Jiu-gohon-me. A partir do Jiu-ippon-me (11º) já são técnicas criadas pelo filho do fundador Jironori Otsuka “Jirô” – Hironori Otsuka II, conhecidas e executadas por muito poucas escolas no mundo.
OHIO-KUMITÊ: É um sistema de treinamento avançado de luta em que o lutador emprega as técnicas do Karatê-Dô propriamente dito e do Jiu-Jitsu (Shindo Yoshin-Ryu). Também, dependendo do nível do praticante, poderão ser usadas armas, como: tanto (faca), tanbo (porrete), katana (espada), bo (bastão médio) etc.
IDORI-WAZA: São todas as técnicas voltadas às defesa em combate.
TANTO DORI-WAZA: São todas as técnicas de defesas de faca (arma branca curta e média).
TANBO DORI-WAZA: São todas as técnicas de defesa de porrete (cassetete, bastão curto).
SHIKEN SHIKARA DORI-WAZA: São todas as técnicas de defesas de espada.
KUMITÊ KATA: São formas predeterminadas de técnicas de combate.
Fonte:
http://tatibanakarate.com.br/wado-ryu/
Comments